Catequese

«Toda a árvore se conhece pelos frutos que dá:

- todo o homem que tem o coração bom faz o bem.»

do Evangelho segundo S. Lucas

Foi com este mote, que a nossa escola iniciou um projeto novo, a partir do ano letivo de 2008/2009.

Desde então e procurando responder a um anseio manifestado quer pelos pais, quer pelos alunos, passámos a dispor de aulas de Catequese, no âmbito da Religião Católica.

Dependendo diretamente da Paróquia de S. Jorge de Arroios, as aulas de catequese abrangem os alunos desde o Pré-Escolar (Despertar da Fé) até ao 4º ano de escolaridade.

O entusiasmo de toda a comunidade educativa foi, de facto, imediato e traduziu-se no envolvimento da Direção e do corpo docente, uma vez que todos os catequistas são também professores na nossa escola. A articulação com a paróquia é constante, quer nas formações a que estes são chamados a realizar, quer nas atividades que envolvem toda a catequese paroquial.

Apesar de se afirmar como atividade de caráter facultativo, acreditamos que embora distinta, esta pode tornar-se complementar na formação dos nossos alunos. Em termos culturais, todos os valores que são interiorizados pelos alunos nas outras disciplinas que compõem o currículo escolar, poderão tornar-se mais amplos à luz dos conhecimentos que provém da herança judaico-cristã europeia. Em termos pessoais, a catequese poderá fornecer os outros elementos do saber e da educação que formarão o aluno enquanto ser mais permeável à tolerância e ao respeito pelo próximo através do anúncio evangélico.

Cremos, portanto, que a mensagem cristã num diálogo interdisciplinar, em contexto de escola, poderá potenciar e desenvolver a sua ação educativa.

Em qualquer caminho educativo há sempre uma meta a atingir. A nossa é poder proporcionar aos nossos alunos e às respetivas famílias um encontro com a felicidade: a felicidade plena de se sentirem amados e acolhidos numa escola que pratica, em todas as dimensões e independentemente dos credos, a palavra AMOR!