Missão e Valores

Consideramos a nossa Escola como uma Escola de renovação pedagógica, amplamente integrada no espírito dos novos Planos Educativos do Ministério da Educação.

Procuraremos coordenar a nossa ação pedagógica com os princípios estabelecidos na Reforma Educativa nas suas enunciadas três vertentes: a Dimensão Pessoal, a Dimensão das Aquisições Intelectuais e a Dimensão para a Cidadania.

O nosso desígnio, e que se pretende manter para o futuro, é sermos capazes de acolher e de integrar todos, sem olhar a credos, origens sociais ou etnias. Assim, temos vindo a provar que todos os alunos, independentemente de quaisquer condicionalismos, conseguem, com esforço e trabalho, atingir as metas educativas estabelecidas. É da colaboração conjunta do aluno, do corpo docente e de cada encarregado de educação que conseguimos que as taxas de sucesso tenham atingido níveis francamente positivos.

Procuramos proporcionar a todos os alunos um ensino de rigor e de excelência em igualdade de circunstâncias.

A nossa missão é formar alunos enraizados em valores éticos de respeito pelo próximo, tornando-os membros ativos na construção de uma sociedade melhor, ao serem cidadãos preparados, intervenientes e úteis. Desta forma, pautamos-nos por um comportamento cujas bases são: a confiança, o humanismo e a exigência. Acreditamos que qualquer serviço de qualidade deve ser guiado por uma relação de confiança entre todos os elementos da comunidade educativa, que só pelo respeito da individualidade de cada um, saberemos construir um mundo mais solidário e apostando no trabalho de rigor, criaremos cidadãos capazes e competentes.

Não obstante, não negamos as nossas raízes culturais europeias, indo ao encontro das solicitações e inquietações das famílias que nos confiam os seus filhos. Por isso,  a nossa Escola passou a ministrar aulas de catequese desde o ano letivo 2008/2009 numa estreita colaboração com a paróquia de S. Jorge de Arroios. Esta formação católica assume um caráter facultativo e opcional, mais uma expressão do respeito pelo caminho traçado por cada um, sem pôr em causa o mesmo ideal solidário.