Bom Ano

A Escola Selecta deseja a toda a sua Comunidade Escolar um Bom Ano Letivo.

 



    Calendário Escolar

    Encontra-se disponível no tópico Ano Letivo o calendário escolar para o Ano Letivo 2017/2018.


    IAVE

    Consulte os Exames Nacionais e respetivos critérios de classificação

    Clique aqui


    Visitas
    Futuralia
    Futurália 3/31/2016

    Entre os dias 29 de Março e 1 de Abril, os alunos do Colégio, acompanhados dos docentes,  visitarão a  Futurália.

    Esta visita tem múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas: facilita o acesso à informação e promove  o interface entre o mundo académico e empresarial, a educação formal e não formal,  tendo em vista  motivar e incentivar os jovens a encontrar o seu talento e apoiar as decisões do seu futuro  pessoal e profissional.

    O balanço  dos anos anteriores foi muito positivo, tendo os alunos demonstrado interesse em repetir a experiência!

     

     
    museudamarinha
    Museu da marinha 3/31/2016

    Os alunos do Colégio visitaram o Museu da Marinha, um emblemático espaço de cultura de Lisboa, que fazemos questão de revisitar!

    Todos os alunos e professores gostaram muito da visita!

     

     
    museudoscoches
    Novo Museu dos coches 3/31/2016

    O Colégio visitou as novas instalações do Museu dos Coches em Belém.

    Os alunos e professores ficam admirados com a grandeza da obra, que possibilitou  a vinda de todos os  coches portugueses significativos para Lisboa.

    Todos gostaram muito!

     

     

     

     
    Foto do Diogo Infante
    Visita de Estudo ao Teatro da Comuna 10/3/2013

    No dia 3 de Outubro, os alunos dos alunos do 11º e 12º anos, realizaram uma visita de estudo ao Teatro da Comuna, em Lisboa, para assistirem ao recital do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, pelo ator Diogo Infante.

    Com esta visita pretende-se promover o conhecimento de obras e autores representativos da tradição literária, garantindo o acesso a um capital cultural comum e de promover a educação para a cidadania, para a cultura e para o multiculturalismo, pela tomada de consciência da riqueza linguística que a língua portuguesa representa.

     

     

     
    foto 5
    Visita de Estudo ao Centro de Arte Moderna 9/27/2013

    No dia 26 de Setembro os alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário da nossa Escola, realizaram uma visita de estudo ao Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

    Com esta visita pretendeu-se  que os alunos apliquem os seus conhecimentos ao nível da Arte (pintura e escultura) Moderna Portuguesa, que conheçam o espaço museológico em que ela se insere e que contactem com a obra de um dos mais consagrados pintores portugueses do século XX - Amadeo de Souza Cardoso.

    Esta visita de estudo encontra-se referenciada no Plano Anual de Atividades da Escola subordinado ao tema, para este ano letivo, "Ser Português."

     

     
    AR
    Visita no dia 23 de Outubro à Assembleia da República 9/9/2013

    No dia 23 de Outubro, um conjunto de alunos da nossa Escola visitará o Palácio de S. Bento, à semelhança do que tem vindo a acontecer todos os anos.

    A organização da visita é da responsabilidade da Dra. Maria José Gomes.

    Oportunamente, será publicada mais informação sobre esta visita de estudo que integra o Plano Anual de Atividades, para o presente ano letivo.

     

     
    P1010505
    Visita de Estudo ao Palácio Nacional da Ajuda - Exposição Joana Vasconcelos 7/1/2013

    A visita ao Palácio integrou a visita à exposição de Joana Vasconcelos.

     

     
    Screen Shot 2013-06-28 at 10.41.44 AM
    Lisboa Catastrófica 6/28/2013

    O sismo de 1755, também conhecido por Terramoto de Lisboa ou Terramoto de 1755, ocorreu no dia 1 de Novembro de 1755, do qual resultou a destruição quase completa da cidade de Lisboa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve. O sismo foi seguido de um tsunami - que se crê tenha atingido a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos. Foi um dos sismos mais mortíferos da História, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. 

     

     

     
    fotografia
    Visita de Estudo à Feira do Livro de Lisboa 6/7/2013

    Visita de Estudo à Feira do Livro de Lisboa

     

     
    250px-Palacio_Ajuda_Lisboa_6
    Visita de Estudo ao Palácio Nacional da Ajuda 4/12/2013

    RELATÓRIO DA VISITA DE ESTUDO AO PALÁCIO REAL DA AJUDA

    No dia 12 de abril de 2013, os alunos do 1º e 2º ciclos, bem como os do 7º e 8º anos realizaram uma visita ao Palácio Nacional da Ajuda e à Exposição  de obras de Joana Vasconcelos que aí se encontra patente.

     

     
    Assembleia da República
    Visita de Estudo à Academia de Ciências 4/10/2013

    RELATÓRIO DA VISITA DE ESTUDO À ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

    No dia 10 de abril de 2013,  os alunos das turmas A e B  dos 10º e 12º anos e da turma A do 11º ano realizaram uma visita de estudo à Academia das Ciências de Lisboa. Esta visita foi preparada pelas docentes: Inês de Carvalho Roberto, Maria José Gomes e Maria Luísa Leiria.

     

     
    fotografia-2
    Visita de Estudo à Assembleia da República 4/6/2013

    No dia 4 de junho de 2013,  os alunos das turmas A e B  dos 10º, 11º e 12º anos realizaram uma visita de estudo à Assembleia da República. Esta visita foi preparada pelas docentes: Inês de Carvalho Roberto e Maria José Gomes, tendo os alunos sido acompanhados ainda pela professora Isabel Roldão.  

                O edifício onde se encontra sediado o Parlamento português, começou por ser um mosteiro beneditino: o Mosteiro de São Bento da Saúde. Na sequência de grandes incêndios e do terramoto de 1755, o edifício sofreu várias modificações em função da evolução histórica do próprio país que resultaram em adaptações a Hospital, ao Arquivo da Torre do Tombo, a Patriarcal, a hospedaria de bispos, a “prisão”, a Academia Militar, a armazém dos despojos militares franceses e a sepultura de muitos mortos, como o embaixador de Espanha.

                A sua decadência tem início a partir do governo de Marquês de Pombal, e acentuada pelas Invasões Francesas e pelas Guerras Liberais culmina em 1834 ao serem extintas as ordens religiosas e as suas propriedades integradas nos bens do Estado.

                Com o decreto real de D. Pedro IV, datado de Setembro de 1833, as duas Câmaras – a dos Pares e a dos Deputados – foram instaladas no edifício do Mosteiro de S. Bento, que passou a designar-se Palácio das Cortes. O seu recheio foi nessa altura disperso e encontra-se atualmente em outras igrejas de Lisboa e em museus.